ACUPUNTURA
A acupuntura é uma terapia milenar originária da China há mais de 5 mil anos e consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde.
Graças às pesquisas científicas realizadas nas últimas décadas, tanto na China como no Ocidente, os efeitos da Acupuntura vêm sendo desvendados. Seu mecanismo de ação tem sido demonstrado à luz da ciência atual, tendo bases fisiológicas.
A inserção da agulha de Acupuntura estimula as terminações nervosas livres existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. Este estímulo segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro) deflagrando a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, tais como analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino, imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.
A acupuntura é reconhecida como especialidade médica desde 1995, pelo Conselho Federal de Medicina.
Após a realização de uma consulta e a definição do diagnóstico é que o Médico Acupunturista irá determinar qual o tratamento mais adequado para cada quadro clínico. Desse modo, podem ser associados à Acupuntura medicamentos, fisioterapia e outros métodos complementares de tratamento.
A Acupuntura quando realizada por um profissional habilitado é segura e pode ser feita em todas as idades. Durante o procedimento o paciente fica em uma sala, geralmente deitado em uma posição confortável, é feita a limpeza da pele e a aplicação das agulhas descartáveis que são deixadas em média durante 20 a 30 minutos. Pode também ser associada a outras técnicas da Acupuntura como ventosaterapia, auriculoterapia, eletroacupuntura. A frequência das sessões é de 1 a 2 vezes por semana, e a duração do tratamento irá depender da gravidade da patologia, se aguda ou crônica… alguns pacientes obtêm resultados com 5-10 sessões, outros necessitam de um tratamento mais prolongado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) relaciona todas as doenças tratáveis pela Acupuntura. Inúmeros estudos científicos, realizados em todo o mundo, têm acrescido constantemente mais itens a esta lista de indicações. Podemos citar aqui alergias, rinite, sinusite, asma, dores de cabeça, dores articulares, tendinites, bursites, dores musculares, cervicalgia, dorsalgia, lombalgia, distúrbios na articulação temporomandibular, neuralgia do trigêmeo, fibromialgia, náuseas, efeitos colaterais da quimioterapia, hiperêmese gravídica, constipação intestinal, gastrite, ansiedade, depressão, TPM, cólica menstrual, insônia…
Sem dúvida a Acupuntura é uma ótima opção de tratamento seja ela isolada ou associada a outras terapêuticas, praticamente sem contraindicação ou efeito colateral, visando sempre cuidar do indivíduo de forma integral.