O que é Ansiedade?
A ansiedade é uma reação ao estresse que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade. Estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário – impedindo reações, tornando-se prejudicial ao funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
Segundo a OMS (organização mundial de saúde) o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo (9,3%) e no primeiro ano de pandemia houve um aumento de 25% da prevalência global (isso em virtude do isolamento social, luto, medo de infectar-se, perda do trabalho, preocupações financeiras…).
Pode levar a sintomas como tensão muscular, irritabilidade, fadiga, coração acelerado, falta de ar, dor de cabeça, aumento da transpiração, inquietação, perturbação do sono e dificuldade de concentração. Causando muito sofrimento, interferindo na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional.
Vários tratamentos eficazes estão disponíveis, a escolha dependerá da gravidade dos sintomas, de como está interferindo na vida do indivíduo. Mas primeiro deve consultar um profissional médico (geralmente o clínico geral, o psiquiatra ou o neurologista) que irá definir o diagnóstico e o tratamento adequado, se há necessidade de iniciar medicamentos como ansiolíticos, antidepressivos ou se só a psicoterapia + acupuntura + estilo de vida saudável (exercício físico regular, yoga, meditação, alimentação saudável, manutenção de bons pensamentos, religiosidade, lazer) serão suficientes.
Como a Acupuntura irá auxiliar no tratamento?
Na acupuntura a ansiedade geralmente está associada a alguma desarmonia/ deficiência de xin (coração), que por sua vez controla a mente, e tem como víscera acoplada o intestino delgado e seu tratamento visa harmonizar estes órgãos com a inserção de agulhas.
Já está cientificamente comprovado que a inserção das agulhas nos pontos de acupuntura irá estimular o sistema nervoso periférico existente na pele, tecidos adjacentes, músculos, desencadeando a liberação de neurotransmissores (serotonina, dopamina, endorfina) com efeitos moduladores da emoção, reduzindo a sensibilidade ao estresse, ativando o sistema nervoso parassimpático (que é o encarregado de iniciar a resposta de relaxamento).
Além disso acupuntura pode potencializar o tratamento medicamentoso, pode reduzir efeitos colaterais e as doses dos medicamentos, diminui as taxas de recaída, sendo assim uma grande aliada no tratamento da ansiedade.
Quanto tempo durará o tratamento?
A duração do tratamento é muito relativo, irá depender tanto da resposta individual à acupuntura, quanto da intensidade e duração dos sintomas, se está fazendo psicoterapia, realizando mudanças no estilo de vida, mas alguns pacientes obtêm resultados 10 sessões, outros necessitam de um tratamento mais prolongado.