O que é lombalgia?
A lombalgia é a dor na região mais baixa da coluna perto da bacia.
É uma queixa muito comum nos consultórios médicos.
Mais de 80% das pessoas irão apresentar dor lombar em algum momento de sua vida.
Cada caso deve ser avaliado por um profissional Médico de sua preferência, porque primeiro é importantíssimo que se tenha um diagnóstico adequado da causa da dor, que será instituído através de uma história clínica bem feita onde o profissional irá avaliar as características da dor (em queimação, aperto, latejante, pontada) como a dor iniciou, o tempo de evolução (se aguda ou crônica), a sua intensidade, se existe algum outro sintoma associado (como febre, perda de peso) o estilo de vida do paciente (a profissão, sedentarismo). Além de um exame físico cuidadoso (avaliando a musculatura, ligamentos, exame neurológico) e se houver necessidade, solicitando exames complementares como radiografia, ressonância nuclear magnética, eletroneuromiografia.
O tratamento irá depender do diagnóstico e das características da dor e na grande maioria dos casos será conservador com utilização de medicamentos (analgésicos, antiinflamatórios, relaxantes musculares, anticonvulsivantes…), fisioterapia, compressas, exercícios, alongamentos, reeducação postural, acupuntura.
Como a Acupuntura pode auxiliar no tratamento das lombalgias?
Na Medicina tradicional Chinesa a região lombar é a morada do Shen, e geralmente a dor crônica nesta localidade é causada pela deficiência deste órgão. Já a dor aguda ocasionada por trauma, por exemplo, ocorre por uma estagnação de Qi e/ou Xue. O princípio de tratamento visa tonificar o Shen e o Gan e fortalecer os músculos e ossos no primeiro caso e/ou promover o fluxo de Qi e Xue, desobstruindo os meridianos no segundo.
A inserção da agulha de Acupuntura estimula as terminações nervosas livres existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. Este estímulo segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro) deflagrando a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, com efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre das emoções, o sistema endócrino, imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.
Temos ainda o efeito mecânico da agulha nos pontos de contração muscular, proporcionando o relaxamento dessas bandas tensas.
Quanto tempo durará o tratamento?
Alguns pacientes obtêm resultados com 5-10 sessões, outros necessitam de um tratamento mais prolongado.
A duração do tratamento é muito relativo, irá depender tanto da resposta individual à acupuntura, quanto da gravidade da patologia, se aguda ou crônica, se o paciente está fazendo outros tratamentos associados (fisioterapia, RPG, Pilates).
Mas uma coisa muito importante que você já deve saber: não é só ter o alívio da dor, precisa evitar que esta dor aconteça, mantendo o peso ideal, evitando o estresse, fazendo exercício físico (que irá fortalecer a musculatura lombar e abdominal), ter uma postura adequada (seja no trabalho, ou assistindo tv em casa), evitando a sobrecarga de peso… Sua saúde e bem estar dependem de você.